Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

21-de-setembro

Em 21 de setembro celebramos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.  Criada em em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133 a data começou a ser comemorada em 1982, por iniciativa de movimentos sociais. Escolhida pela proximidade da início da Primavera (23 de setembro) e exatamente no Dia da Árvore, datas que representam o renascer das plantas, a ideia é renovar as reinvindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade das pessoas com deficiência.

Como esse ano vivenciamos os Jogos Paralímpicos, esperamos que as mudanças que eles provocaram na sociedade brasielira possam criar uma nova primavera nas mentalidades.

Conheça a história do dia 21 de setembro

Cândido Pinto de Melo, ativista do movimento das pessoas com deficiência, propôs, no início da década de 80, esta data. Cândido foi um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, organização de pessoas com deficiência que já se reuniam mensalmente desde 1979, e discutiam propostas de intervenções para a transformação da sociedade paternalista e da ideologia assistencialista.

Muitas conquistas foram alcaçandas nessas décadas, mas muitas pessoas com deficiências ainda sofrem com a falta de acessibilidade e preconceitos. Especialmente as pessoas com doenças raras.

A falta de acessibilidade é ainda uma imensa barreira, inviabilizando a locomoção, a comunicação e até mesmo o direto à informação. O preconceito faz com que a deficiência se torne um empecilho para arrumar um emprego ou continuar os estudos, por exemplo.

Assim sendo, a luta continua e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é uma oportunidade para demonstrar força na busca pelos direitos dessas pessoas.

Anúncios

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s