Eleição na ANCP – Academia Nacional de Cuidados Paliativos

Os Cuidados Paliativos são muito importantes paras as pessoas com doenças raras, pois de fato, enfrentam muitas dores durante a vida.

Visite o site da chapa apoaida pelo Baresi!  https://integracaoeintegrida.wordpress.com

Os Cuidados Paliativos foram definidos pela Organização Mundial de Saúde em 2002 como uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida. Para tanto, é necessário avaliar e controlar de forma impecável não somente a dor, mas, todos os sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual.
O tratamento em Cuidados Paliativos deve reunir as habilidades de uma equipe multiprofissional para ajudar o paciente a adaptar-se às mudanças de vida impostas pela doença, e promover a reflexão necessária para o enfrentamento desta condição de ameaça à vida para pacientes e familiares.
Para este trabalho ser realizado é necessário uma equipe mínima, composta por: um médico, uma enfermeira, uma psicóloga, uma assistente social e pelo menos um profissional da área da reabilitação (a ser definido conforme a necessidade do paciente). Todos devidamente treinados na filosofia e prática da paliação.

Aqui, do Baresi, nós apoiamos, com muita honra, a Chapa Integração e Integridade. Dirigida pela Dra Sandra Serrano, a chapa tem propostas com as quais concordamos.

Propostas Integração e Integridade

GESTÃO 2016-2018

A ANCP tem a missão de ser uma entidade dinamizadora dos Cuidados Paliativos no país. Consideramos que a ANCP deva exercer sua missão de entidade apoiadora contribuindo para o desenvolvimento técnico e científico dos centros que busquem o desenvolvimento de ações voltadas para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no Brasil no seu contexto mais amplo, através de ações continuadas.

Buscamos o acesso universal aos Cuidados Paliativos de qualidade, integrados em todos os níveis dos sistemas de saúde. Acreditamos no conceito do “continuum” do cuidado, na “linha do cuidado”. Acreditamos na prevenção de doenças, no diagnóstico precoce, no tratamento e no cuidado, na humanização e no conceito de saúde e qualidade de vida – para todos, incluindo cuidadores, familiares e pacientes.

Acreditamos na necessidade de uma lista mínima de medicações e procedimentos de acesso universal que permita gestão de cuidados paliativos de qualidade. Acreditamos em técnicas farmacológicas, não farmacológicas e integrativas, e defendemos a garantia a este acesso em sua mais ampla abrangência.

A partir de hoje traremos propostas divididas em EIXOS, uma vez que são complementares entre si no conceito do “continuum”. Para viabilizar essas propostas precisaremos integrar e contar com associados que, de uma forma comprometida e pró-ativa, queiram voluntariar-se nas atividades propostas e ajudar a transformar em realidade as propostas aqui divulgadas, com total visibilidade e transparência, rigor científico, ética, integração e integridade – levando a ANCP para a realidade de todos os “Brasis” do século XXI.

EIXO 1 – ENSINO E PESQUISA

São nossas propostas norteadoras do EIXO ENSINO E PESQUISA:

1. Incorporação da disciplina de Cuidados Paliativos nos cursos de Graduação. Entendemos que unir a experiência de quem já avançou nesse sentido com a motivação de quem quer implantar e o conhecimento pedagógico científico que a ANCP traz consigo seja a melhor forma para a construção conjunta de currículos mínimos dentro das diversas especialidades, contemplando as regionalidades. Sabemos da dificuldade de dar o primeiro passo e nossa intensão é facilitar o processo respeitando os diversos saberes e histórias já construídos.

2. Aproximação da Comissão Nacional de Residência Médica e Comissões Multiprofissionais, para incorporação de temas em cuidados paliativos nos programas de residência multidisciplinar e médica.

3. Apoio as Ligas de Cuidados Paliativos e Ligas afins através da participação em eventos, de espaço no site e mídias sociais associadas a ANCP para divulgação de suas atividades, da abertura de cadastro de profissionais por região, que se disponham a apoiar voluntariamente dando aulas e participando de fóruns de discussões. Pretendemos dar vez e visibilidade as ligas pois entendemos que sua atuação representa a melhor possibilidade para o florescimento do CP no ambiente da graduação.

4. Criação de cursos de Cuidados Paliativos de Adultos e Pediátricos (Básicos e Temáticos) nas diversas abrangências, em localidades específicas do país, como forma de promover a formação de profissionais e voluntários, além de interação com gestores:

a. Curso básico
b. Curto intermediário
c. Curso avançado

5. Criação de cursos de Cuidados Paliativos de Adultos e Pediátricos (Básicos e Temáticos) nas diversas abrangências, em ambiente virtual, como forma de promover a formação de profissionais e voluntários, além de interação com gestores:

a. Curso básico
b. Curto intermediário
c. Curso avançado

6. Criação de Programa de Educação Continuada em Cuidados Paliativos, com dois modelos: uniprofissional (em profundidade em uma área específica) e multiprofissional (em abrangência multi-áreas). Entendemos que o acesso a esse tipo de programa possa ser de forma presencial ou virtual dependendo da realidade de cada regional e pretendemos desenvolver modelos que atendam a todos.

7. Programa de Desenvolvimento em áreas hoje que consideramos estratégicas, com necessidade urgente de apoio para desenvolvimento e construção/divulgação do conhecimento: Práticas Integrativas, Terapia Ocupacional, Fonoterapia, Serviço Social, Espiritualidade/Capelania, Tanatologia e Bioética.

8. Criação de revista científica, Cuidado Paliativo, com rigor técnico e científico, nascendo nos moldes que preencham critérios para Indexação futura.

9. Reconhecimento dos Cuidados Paliativos como Especialidade.

10. Apoio e comprometimento da ANCP às profissões que buscam reconhecimento como especialidade em Cuidados Paliativos.

11. Criação de Programa de Apoio ao Cuidador, através de Educação Continuada presencial e/ou virtual.

12. Criação de Grupos de Trabalhos para criação de materiais didáticos e científicos de qualidade, de âmbito regional ou nacional, voltados para público leigo e especializado.

13. Divulgação ao público leigo através de campanhas educativas de conscientização em escolas, unidades básicas de saúde, pastorais, mídias sociais, associações de pacientes e entidades de classe, entre outras.

14. Divulgação ao público especializado, através de parceria com as Associações e Conselhos de áreas afins, à saber: Conselhos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Farmacologia, Acupuntura, Capelania, etc. Além disso, divulgação e criação de programas parceiros com áreas das diversas especialidades médicas, bem como fortalecimento com as parcerias já existentes.

15. Criação do Núcleo de Desenvolvimento para Pesquisa (NDP) da ANCP, cujo objetivo será estruturar e iniciar um Programa de Educação Continuada Multiprofissional voltado para ensino e desenvolvimento de pesquisa científica voltada para temáticas de alguma forma relacionada aos Cuidados Paliativos. Para tanto será necessária a criação de um grupo de trabalho multiprofissional (GTM) que coordene o programa inclusive nas localidades solicitantes. A Regional da ANCP estará envolvida em todos os níveis do projeto, com representatividade no GTM. Para viabilidade do projeto, a ser realizado com aulas presenciais e à distância haverá necessidade de construir o formato do curso conforme a realidade local. Um conteúdo programático básico será utilizado, com o cuidado de contemplar as características e necessidades da demanda local. O centro interessado fará solicitação ao NPD para inscrição no programa, que será customizado e adequado em função do público alvo regional. Objetivo da iniciativa é identificar e criar massa crítica multiprofissional no tema e capacitar àqueles que posteriormente tenham objetivo de tornarem-se multiplicadores. A idéia de capacitação está implícita neste Programa, o qual será aberto para participação de acadêmicos de origem multiprofissional, voluntários, gestores e público não especializado.

16. Criação do Núcleo de Desenvolvimento para Escrita Científica (NDEC) da ANCP, cujo objetivo será estruturar e iniciar um Programa de Educação Continuada Multiprofissional voltado para ensino de desenvolvimento da escrita científica voltada para temáticas de alguma forma relacionada aos Cuidados Paliativos. Da mesma forma que no item anterior, será necessária a criação de um grupo de trabalho multiprofissional (GTM) que coordene o programa inclusive nas localidades solicitantes. A Regional da ANCP estará envolvida em todos os níveis do projeto, com representatividade no GTM. Para viabilidade do projeto, a ser realizado com aulas presenciais e à distância, haverá necessidade de construir o formato do curso conforme a realidade local. Um conteúdo programático básico será utilizado, com o cuidado de contemplar as características e necessidades da demanda local. O centro interessado fará solicitação ao NPD para inscrição no programa, que será customizado e adequado em função do público alvo regional. Objetivo da iniciativa é identificar e criar massa crítica multiprofissional no tema e capacitar àqueles que posteriormente tenham objetivo de tornarem-se multiplicadores. A idéia de capacitação e divulgação do conhecimento está implícita neste Programa, o qual será aberto para participação de acadêmicos de origem multiprofissional, voluntários, gestores e público não especializado.

17. Identificação dos formadores em cuidados paliativos, de todos aqueles que de forma oficial e remunerada, ou invisível e voluntária, contribuem para a formação de profissionais na área promovendo a integração e multiplicação de formadores.

18. Criação de Diretrizes Temáticas abrangendo Cuidados Paliativos.

19. Integração com organizações que visem o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos e áreas afins no Brasil e no mundo, fortalecendo a área no cenário nacional e internacional.

 

Fonte: https://integracaoeintegrida.wordpress.com/propostas/

Anúncios

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s